Logo PIAFI

ATIVIDADES AQUÁTICAS E HIDROGINÁSTICA: INDICAÇÕES, BENEFÍCIOS E DIFERENÇAS

ATIVIDADES AQUÁTICAS E HIDROGINÁSTICA: INDICAÇÕES, BENEFÍCIOS E  DIFERENÇAS

O PIAFI (Programa de Incentivo a Atividade Física para Idosos), oferece inúmeras atividades físicas realizadas no formato solo, além de possuir duas práticas realizadas no ambiente aquático. As atividades aquáticas são uma modalidade que visa a recuperação e desenvolvimento de capacidades físicas diminuídas por consequências de desuso avançado ou patologias que impliquem na independência funcional. Têm como característica técnica uma organização de sessão com movimentos e exercícios de intensidade leve a moderada, aos quais utilizam a água contra e a seu favor. Um dos grandes benefícios das atividades aquáticas dá-se devido ao empuxo, força esta que se opõem à gravidade que ao adentrarmos na
água, reduz as dores, melhora a capacidade dos movimentos e minimiza os efeitos da aplicação do peso sobre as articulações.
No programa PIAFI as aulas de atividades aquáticas, destinam-se as pessoas idosas identificadas com baixa capacidade funcional, limitações importantes de mobilidade, diagnósticos de doenças reumáticas (em estágio que limitem as condições funcionais, como artroses, artrites, lombalgia, fibromialgia). O déficit nos testes de equilíbrio e locomoção avaliados no PIAFI através do teste TUG (Time Up and Go). O objetivo principal, é desenvolver e recuperar capacidades físicas funcionais diminuídas como a força. A resistência, o equilíbrio a mobilidade e flexibilidade num ambiente de grupo descontraído, acompanhados por dois estagiários em água, servindo como “ponte” após resgatar essas capacidades no participante para a transição das atividades aquáticas para as modalidades de solo. A exigência para as capacidades físicas se torna maior devido à ação da gravidade que na água é atenuada, ou seja, se propõe uma modalidade preparativa para as pessoas idosas com condições físicas mais diminuídas, permitindo a inclusão com segurança. Sendo assim se atente as propostas de envelhecimento ativo colocadas pela OMS (2002). Mediante esses ganhos condicionais e coordenativos físicos as pessoas idosas passam a serem orientadas a participar da variedade de modalidades do PIAFI, conforme as suas características e necessidades. Esses ganhos têm impacto psicológico importante de autoeficácia e autoestima, influenciando diretamente na saúde mental e qualidade de vida do participante. A hidroginástica diferencia-se das atividades aquáticas. O principal objetivo e benefício ao qual esta modalidade oferece é a condição e o trabalho cardiorrespiratório. Como característica utiliza movimentos e exercícios típicos da modalidade de intensidade moderada a vigorosa, onde são ritmados pelas coreografias e batidas da música. Através dos movimentos da hidroginástica, da intensidade dos exercícios, dos efeitos físicos da água como empuxo/flutuação outros elementos condicionais e coordenativos são impostos como a resistência muscular, o equilíbrio, a mobilidade, a agilidade e flexibilidade. Visto ser uma modalidade de grupo, coreografada, com música e alegre, os efeitos de bem-estar são alcançados.
Contudo, ambas as atividades, compartilham de alguns benefícios por serem exercidas em um ambiente em comum, estas modalidades atuam na prevenção de quedas, patologias, problemas advindos do envelhecimento e na socialização do indivíduo (AIDAR, et al., 2006). Também impactam positivamente nas capacidades motoras dos idosos, melhorando ou mantendo as aptidões físicas para a realização das AVDs (Atividades da Vida Diária), possibilitando-os um maior período de independência, autonomia e qualidade de vida. Para que se haja ganhos de desenvolvimento das capacidades físicas, como, força, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade, faz-se necessário a realização de atividades físicas estruturadas e realizações periódicas de avaliações, aos quais nortearão as modalidades a serem praticadas (GONÇALVES, et al., 2013). Ainda se salienta o efeito comum dessas modalidades aquáticas pela pressão hidrostática que atua positivamente na circulação periférica. Outros benefícios são: a resistência muscular e respiratória, a consciência corporal, a estabilidade proximal do tronco e a melhora da moral e autoconfiança.

“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”. HIPÓCRATES (460 a.C. — 370 a.C.)

Mateus Prezzi Olsieski UNIRITTER — 6° semestre Estagiário de Educação Física — Equipe PIAFI

Referências:
World Health Organization. Active ageing: a policy framework: World Health
Organization (2022).
Aidar, F.J. et. al. Idosos E Adultos Velhos: Atividades Físicas Aquáticas e a Autonomia Funcional. Fitness & Performance Journal, v. 5, n. 5, p. 271 – 276, 2006.
Gonçalves, K.C. et. al. Comparação entre a percepção da qualidade de vida e o nível de aptidão física de idosos praticantes de atividades aquáticas. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, p. 35 – 43, 2014.