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Gerontomotricidade

Gerontomotricidade

Ao longo dos anos, ocorrem mudanças significativas nos níveis musculares, cerebrais e cognitivos. Muscularmente, há uma perda de cerca de 10?força, aumentando a suscetibilidade à fadiga e reduzindo a capacidade de desenvolver músculos (hipertrofia). Em termos cerebrais, observamos diminuição no número e tamanho dos neurônios, redução das sinapses nervosas e, consequentemente, uma diminuição no tempo de reação. Além disso, ocorre diminuição da velocidade de movimento e do fluxo sanguíneo. Nos aspectos cognitivos, há uma redução da agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade e mobilidade, juntamente com um aumento na rigidez articular, ligamentar, tendínea e cartilaginosa, entre outras alterações significativas. A Gerontomotricidade, como subárea da motricidade humana, concentra-se na promoção da autonomia dos idosos, sendo uma disciplina transdisciplinar que abrange fisiologia, biomecânica, psicologia e neurociências. No contexto da Gerontomotricidade, destaca-se o papel crucial do movimento no desenvolvimento, saúde e bem-estar do idoso. Durante as aulas de Gerontomotricidade, são trabalhadas habilidades como atenção, dupla tarefa, velocidade comportamental/reação, velocidade de processamento informacional e funções executivas. O formato das aulas pode variar de acordo com o instrutor, podendo adotar abordagens em circuito, lúdicas ou divididas em atividades, sempre com o cuidado de desenvolver as habilidades mencionadas anteriormente.
Caroline da Silva – Estudante de Educação Física – Bacharelado UFRGS
 PIAFI Pucrs 

Printes, C., Costa, A., Marmeleira, J., Carús, P. (2016). Gerontomotricidade. Programa de exercício físico para pessoas idosas. Lisboa: Editorial Self PT.